Animais Incríveis


- Basiliscus ( Lagarto Jesus Cristo )
              
              

O basilisco (Basiliscus basiliscus) é uma espécie de lagarto da família Corytophanidae encontrado próximo a rios e lagos nas selvas das Américas central e do sul. Alimenta-se de insetos, ovos, flores e pequenos vertebrados como aves e peixes. Seu tempo de vida em cativeiro dura entre 10 - 20 anos, mas na natureza ele raramente vive tanto, pois possui muitos predadores naturais como aves de rapina, serpentes e mamíferos carnívoros. Possui normalmente 25 centímetros de comprimento, mas alguns indivíduos podem chegar a 75.
  
Espécies
  • Basiliscus basiliscus
  • Basiliscus galeritus
  • Basiliscus plumifrons
  • Basiliscus vittatus

 

                Basiliscus basiliscus

Sua característica mais famosa é a habilidade (compartilhada com os outros lagartos do gênero Basiliscus) de correr sobre a água sem afundar. Habilidade que lhe rendeu o apelido em inglês de Jesus Christ lizard (lagarto Jesus Cristo). Essa habilidade incrível ocorre devido à anatomia das patas traseiras do lagarto, com seus dedos bem alongados e unidos uns aos outros por membranas de pele, para distribuir melhor o peso do animal. Quanto menor (e mais leve) o indivíduo, maior a distância percorrida sem afundar.


Basiliscus Plumifrons

Morfologia

O seu peso é de aproximadamente 90 gramas. Seu crescimento é constante, rápido quando são novos e não-linear para basiliscos maduros. Suas longas saliências semelhantes a cristas reforçadas em três pontos distintos (cabeça, parte traseira, e cauda) conferem a impressão das criaturas pré-históricas tais como dimetrodonte e espinossauro. Sua pele muda por partes.


Basiliscus Vitattus

O milagre

O basilisco às vezes anda como bípede. Ele tem a rara habilidade de "andar" sobre a água e, por causa desta, possui o apelido de “the Jesus lizard”, referência à passagem na bíblia onde Jesus supostamente andou sobre as águas. Na água, o basilisco pode correr a uma velocidade de 1,5 metros por segundo durante aproximadamente 4,5 metros antes de afundar e começar a nadar.

Habitat

Eles são geralmente encontrados na América Latina, em qualquer lugar onde haja um corpo de água (geralmente da parte central do México até o Equador). Embora fosse introduzido recentemente na Flórida onde se adaptou aos invernos mais frios cavando na serrapilheira para obter mais calor. Há relatos atuais de avistamento do basilisco na costa do leste do estado da Flórida, onde pequenos grupos atravessaram a bifurcação norte do rio de Santa Lúcia.