Biomas do Brasil


                          www.trexpets.com.br   Produtos destinados a Herpetofauna.

                          www.zoopets.com.br
 
Informações e cuidados básicos.
.

Para mostrarmos a distribuição das serpentes pelos diversos biomas e estados do Brasil, adotamos o mapa de biomas apresentado em 2007 pelo IBGE, que o elaborou em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
AC .. Acre
AL .. Alagoas
AP .. Amapá
AM .. Amazonas
BA .. Bahia
CE .. Ceará
DF .. Distrito Federal
ES .. Espírito Santo
GO .. Goiás
MA .. Maranhão
MT .. Mato Grosso
MS .. Mato Grosso do Sul
MG .. Minas Gerais
PA .. Pará
PB .. Paraiba
PR .. Paraná
PE .. Pernambuco
PI .. Piauí
RJ .. Rio de Janeiro
RN .. Rio Grande do Norte
RS .. Rio Grande do Sul
RO .. Rondônia
RR .. Rorâima
SC .. Santa Catarina
SP .. São Paulo
SE .. Sergipe
TO .. Tocantins
 
Amazônia

A Amazônia caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas. É a maior reserva de diversidade biológica do mundo. Abrange uma área de aproximadamente 4.196.943Km² (49,29% da área total do Brasil), sendo que a área de cobertura vegetal nativa de 85%; destes, 80,76% compostos por florestas, 2,5% por água e 3% por vegetação secundária, indicando uma área antropizada (ação do homem) total de 9,5%, concentrada no Pará, Mato Grosso, Rondônia e Maranhão. Predominam as florestas ombrófilas densas e abertas, com árvores de médio e grande porte, com ocorrência de cipós, bromélias e orquídeas, e em menor proporção as florestas estacionais deciduais (em que mais de 50% das árvores perdem folhas no período seco).

Caatinga

A Caatinga ocupa o sertão nordestino (clima semi-árido), e se caracteriza por vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos, bem como ervas e cactos.

Cerrado

O Cerrado, segundo bioma do Brasil em extensão, se estende desde o litoral maranhense até o Centro-Oeste. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica tem vegetação florestal e relevo diversificado. A floresta é fechada, com presença de árvores de porte médio e alto. Ocupa toda a faixa continental atlântica leste brasileira e se estende para o interior no Sudeste e Sul do País. Predominam florestas estacionais semideciduais (em que 20 a 50 % das árvores perdem as folhas no inverno) avançando para o interior e, sobre as serras voltadas para o oceano, as florestas ombrófilas densas e mistas (com araucária). Em menor proporção, florestas estacionais deciduais (em que mais de 50% das árvores perdem folhas no inverno). Inclui as matas de restinga da planície sedimentar costeira, os manguezais nas margens dos rios litorâneos, os campos de altitude acima de 1900 m, e as dunas litorâneas. O clima é caracterizado pelo alto índice de chuvas.

Pampa

O Pampa, restrito ao Rio Grande do Sul, se define por um conjunto de vegetação de campo em relevo de planície. A vegetação se caracteriza pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.

Pantanal

O Pantanal é a maior superfície inundável interiorana do mundo. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há árvores de floresta tropical.


                          www.trexpets.com.br   Produtos destinados a Herpetofauna.

                          www.zoopets.com.br
 
Informações e cuidados básicos.
.