www.trexpets.com.br   Produtos destinados a Herpetofauna.

                          www.zoopets.com.br
 
Informações e cuidados básicos.

 Terrário Iguana

Montando o Terrário.

Para garantir as melhores condições ao Iguana Verde é fundamental oferecer um ambiente que combine temperatura, umidade, luz, alimentação e espaço físico.

Terrário

O Iguana nasce medindo de 15cm a 25cm e pode chegar até 2m. Para os jovens o terrário deve ter, no mínimo, 1m x 0,60m x 0,60m (comprimento x altura x largura). Já os adultos de porte médio (com 1m a 1,20m) precisam de um um terrário com 1,8m x 1,5m x 0,60m, espaço suficiente para abrigar um casal. Para os Iguanas que atingirem, excepcionalmente, entre 1,80 e 2m, deverá ter o dobro do tamanho: 3m x 3m x 1m. O terrário pode ser feito em casa, de madeira a parede do fundo, a tampa e as duas laterais (abrir cortes para a circulação do ar, um em cima e outro embaixo, em cada parede lateral). A parede da frente é de vidro, para visualização. As lâmpadas ficam presas na tampa e uma tela tipo colméia de acrílico ajuda a não filtrar os raios de luz e evita que o Iguana se queime encostando nelas. Outra opção é usar um aquário, tampado com tela com vãos de 1cm ou do tipo colméia de acrílico, para ventilação, com a calha de lâmpadas por cima.

Decoração

No interior do terrário uma estrutura vegetal (galhos e troncos), e um pouco de terra e pedrinhas no chão, que podem ser substituídas por litter (cacto ou casca de árvore moída, à venda nas pet shops) e carpetes atóxicos, mais absorventes.

Iluminação

Se o terrário tem menos de 50cm de largura, usar uma só lâmpada, a de tipo UV-B específica para répteis, que ajuda a sintetizar o cálcio e a vitamina D3 nas reações metabólicas, indispensáveis para a sobrevivência. Com mais de 50cm, o ideal é ter também a de tipo UV-A, que ajuda a manter a pele em boas condições. Para 1m de largura, colocar três lâmpadas: duas UV-B e uma UV-A.

Temperatura

O ideal é que o terrário tenha ao redor de 29·C durante o dia e 22·C à noite, para reproduzir o ambiente típico do Iguana. O controle da temperatura é feito com um termômetro no terrário. É influenciado pelo aquecimento das lâmpadas, a rocha aquecida, o aquecedor com termostato e a temperatura externa.

Aquecimento

O Iguana precisa de uma fonte de calor, obtida através de aquecedores de cerâmica, rochas ou placas aquecidas, ligadas ininterruptamente.

Umidade

Controla-se com um hidrômetro, em geral acoplado ao termômetro. Deve ficar entre 70 e 80%. Para aumentá-la oferece-se água em uma vasilha que serve para o Iguana resfriar-se quando a temperatura corporal ficar muito alta e para manter a umidade relativa do ar. Outra forma de umedecer o ambiente é borrifando água no terrário duas vezes ao dia ou conforme necessário.

Quando pôr o Iguana no terrário

Quando a temperatura ambiente está menor que 22·C. Abaixo dessa temperatura, o Iguana pode ter pneumonia e morrer. Com temperatura acima de 28·C, pode ficar fora do terrário por alguns dias.

 

www.zoopets.com.br/loja Produtos p/ Exóticos e Silvestres.


                          www.trexpets.com.br   Produtos destinados a Herpetofauna.

                          www.zoopets.com.br
 
Informações e cuidados básicos.