Alimentação

Uma refeição balanceada

O alimento ideal para um mini-coelho é ração peletizada, com proteína e outras vitaminas importantes para seu desenvolvimento saudável. Um mini-coelho adulto come 70 a 90 gr de ração por dia. Outros vegetais podem ser incluídos em sua alimentação, como folhas de couve, beterraba, cenoura, almeirão, maçã, brócolis, a partir dos três meses de idade. Folhas de cor escura em geral são bem vindas, e evite as de cor clara: não ofereça alface para o coelhinho.

Seja moderado com frutas doces, principalmente as guloseimas para roedores encontradas em pet shops. Como têm alto teor de açúcar, podem ocasionar cáries e obesidade. Use as guloseimas na educação, como prêmio por bom comportamento. Lave bem e seque as verduras e frutas antes de oferecer ao mini-coelho, e não o deixe em jejum. Por outro lado, não ofereça comida em excesso.

Ofereça um alimento novo de cada vez, e observe se foi bem aceito pelo organismo do seu animalzinho. Assim você pode controlar sua tolerância.

Mantenha água limpa e fresca à vontade. O ideal é o uso de bebedouros automáticos, com bico, tipo os para hamsters e outros roedores.

Gastando os dentes

Um pedaço de madeira (que não seja feito de aglomerados ou compensados, que podem conter resinas tóxicas em sua composição) na gaiola pode ser oferecido para roer. Também valem brinquedos destinados a este fim, feitos de madeira. Pedaços de pão torrado, seco e duro, também são bem aceitos.

Feno e alfafa em blocos também são excelentes opções para seu mini-coelho, e acrescentam proteínas importantes em sua nutrição.